DEVOCIONAL: 11/03/2019 “Jesus é o nosso padrão”

No capítulo um de sua carta aos romanos, Paulo apresentou uma lista de pecados que vão desde a desobediência aos pais até a idolatria e o homossexualismo. Era uma exposição inicial da maldade humana para que, em seguida, fosse apresentado o Evangelho, com sua proposta de perdão e transformação. Jesus nos oferece as duas coisas e não apenas uma. Perdão sem transformação seria um abono ao pecado, o que não combina com um Deus amoroso e justo. Os pais não deixam de abrir a porta ao filho que chega sujo de lama, mas a ordem para se lavar é imediata.
Naquela época, a perversão crescia no império romano e, sobretudo, na capital, Roma. Alguns imperadores foram as pessoas mais pervertidas que este mundo já conheceu. O que os cristãos poderiam fazer a esse respeito? Paulo disse: “NÃO VOS CONFORMEIS” (Rm 12.2). Conformar-se é, em primeiro lugar, aceitar passivamente, concordar. É, no mínimo, a omissão silenciosa. É dizer: “A vida é assim mesmo”. Não! Vamos falar a Palavra de Deus com seus princípios e valores.Se não pudermos mudar o mundo, alcançaremos algumas pessoas, como está escrito: “Salvai alguns, arrebatando-os do fogo” (Jd 23).
Conformar-se é também amoldar-se, aceitando uma forma estabelecida, um padrão vigente. “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Conformar-se é mais fácil, mas pode ser fatal, como acontece com o doente que aceita a doença e rejeita o tratamento.
Os cristãos romanos não deveriam aceitar como normais os pecados do capítulo um. Nós também não podemos. E esse inconformismo deve começar por um autoexame. A proposta do Senhor é uma transformação, para que nos tornemos cada vez mais parecidos com Jesus Cristo (Rm 8.29). Ele é o nosso padrão.
:: Pr. Kleyton Baqueta Rodrigues
A Beleza da Criação
Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Salmos 19.1
C.S Lewis disse que esse é o mais poético de todos os Salmos. Nele podemos ver a beleza da criação revelando seu Criador. O Salmo 19 descreve que o universo – e tudo que nele existe – revela a existência de Deus e o coloca como seu Criador. Os teólogos chamam isso de revelação geral. Quer saber se Deus existe? Tens dúvidas quanto a realidade de Sua Pessoa? Olhe para os céus, olhe para natureza! Veja os milhões de seres vivos espalhados por toda parte, com sua imensa complexidade e contemple neles as digitais de Deus. Tudo isso que você vê não é obra do acaso, mas sim obra de um Deus grande em força e cheio de sabedoria, que trouxe tudo à existência. Por essa causa dobramos os joelhos em sinal de rendição diante de tamanha glória e O louvamos pela beleza da Sua criação!
Paulo Junior
Amar o Próximo
“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:35)
É impressionante como negligenciamos as coisas mais importantes da vida cristã; nós simplesmente as esquecemos. Qual é a marca do cristão atual? Como ele é verdadeiramente conhecido nos dias de Hoje? Muitos são conhecidos pelo vocabulário que usam, outros pelos dons do Espírito; existem aqueles conhecidos pelas suas obras grandiosas, a pregação do Evangelho e tantas outras coisas. Entretanto, não foi assim que o Senhor Jesus ensinou que seriam reconhecidos Seus discípulos. Não era para serem essas as maiores marcas de um cristão verdadeiro. Ele disse que deveríamos amar uns aos outros, Ele disse que o amor resume a Lei e os profetas. Nossa maior marcar deve ser o amor. Devemos ser conhecidos como agentes do amor, pois Deus é amor e só pode ser conhecido quando alguém ama. Somente nós, cristãos, podemos levar esse amor aos homens, de maneira que todos saibam que somos seus discípulos, “se vos amardes uns aos outros”.
Paulo Junior
Como Eu Amo o Meu Senhor!
Seu coração queima de desejo por pureza? Sua alma anela passar horas a fio com o Salvador? Seu coração está quebrantado pela fome e sede de Deus – que você possui – e que muitas vezes não são saciadas? Lá no fundo do seu coração há uma dor latente e crônica – que insiste em não sair – dor que é causada pela ignorância de Deus? Dor devida a uma linha tênue entre você e Ele, que nunca é traspassada? Dor que permanece por não ter encontrado o Amado de sua alma?
Ahh! Que sua vida e seu coração se consumam Nele, que você seja crucificado para esse mundo e esse mundo para você! Que não haja em você nenhuma esperança na carne. Que seu único desejo em vida seja Cristo: conhece-lo, amá-lo, andar com Ele, chorar aos Seus pés, ser um servo obediente e, até mesmo, morrer por Ele! Que caiam rios de águas de seus olhos, implorando por vê-lo, que você sinta dores de parto até que isso aconteça! Que Você olhe ao seu redor e não veja o menor sentido nas coisas dessa Terra: fama, beleza, aparência, status, reconhecimento, presentes e prazeres…
Que você prefira dizer como Elias: “Já basta” Que eu morra!”, do que viver nessa Terra se não for para a glória Daquele que te salvou, que suportou a Ira do Pai, que verteu cada gota do Seu puro sangue em uma cruz romana, se fazendo maldito entre os homens! Que você se prostre, agora, diante do Capitão da sua salvação e, com lágrimas, diga: “Eis-me aqui Senhor, estou às Suas ordens!”
Que Assim seja!
Paulo Junior
“Levante Sua Cabeça”
Que o Senhor Deus dos Exércitos faça cair sobre você as Sua bênçãos, que Ele preserve o Seu povo neste dia de hoje – santo e puro – que você possa ouvir a voz do Todo Poderoso e estar em plena comunhão com Ele. Você tem motivos para ficar triste, desanimado, ansioso e sentir-se um miserável, pois é isto que satanás propõe a você todas as manhãs. Entretanto, você tem muito mais motivos para se alegrar neste dia – ensolarado ou fazendo um friozinho gostoso – e poder ver a glória de Deus manifestada na criação. Poder ficar feliz porque aí, no seu trabalho, ou na sua escola, ou em casa mesmo, tem um soldado (a) de Cristo, que é um luzeiro nessa escuridão, o sal da terra e a luz do mundo, o (a) eleito (a) do Senhor! Que você passe esse dia orando em espírito, não murmurando ou reclamando, mas, com o semblante alegre, louvando a Deus e agradecendo por tudo o que você tem, por tudo o que Ele fez, por ter chegado aonde chegou, mesmo em meio ás lutas, dores e fracassos!
Simplesmente esteja radiante por ser parte da história da Igreja e poder ser um personagem da Igreja Bíblica, que O receberá em Sua segunda vinda a Terra. Que em espírito, seu coração deseje ter uma experiência com Ele, aí mesmo onde você está: quem sabe no banheiro, no carro, na rua, no ônibus, no metrô… Que Ele te dê a oportunidade de testemunhar do Seu santo Evangelho!
Que assim seja seu dia: cercado de bênçãos celestiais!
No amor de Cristo, seu pastor, Paulo Junior.
